sábado, 5 de março de 2011

FICÇÃO E REALIDADE

Artigos

Há uma frase antiga que resume quase em todos os aspectos, a evolução, o conhecimento e a tecnologia do mundo de hoje e que continua atual, comprovando idéias e inventos em muitos seguimentos da atividade humana. A frase diz que “A ficção é a previsão do futuro”, vale para todas as épocas, basta consultarmos obras de alguns estudiosos, escritores e cientistas para atestarmos várias destas previsões. Muitos destes pensadores que ousaram colocar suas concepções em livros ou se manifestaram publicamente, foram perseguidos e até mortos por suas idéias consideradas hereges. Porém, pouco tempo depois, várias destas previsões se tornaram realidade.
Poderíamos citar alguns nomes como Galileu Galilei, Giordano Bruno, Julio Verne entre outros, que previram o futuro escrevendo histórias de pura ficção para época e que algum tempo depois, se tornaram realidades comprovadas cientificamente. A queda do geocentrismo, a embarcação “Nautilus” do livro “Vinte mil léguas submarinas” de Julio Verne, que anteviu a criação do submarino, são exemplos destas previsões. No caso de Galileu e Giordano Bruno, que afirmavam que a Terra não era o centro do Universo, como idealizado na época, ambos se meteram em grandes confusões. Bruno, além disso, sustentava que o Sol era apenas uma dentre as inúmeras estrelas que são vistas no céu noturno, e a Terra era um dos planetas que giravam ao seu redor e havia outras estrelas que também abrigavam planetas. Estes são exemplos ainda do final do século XVI e outros tantos, continuaram seguindo a mesma história.
Hoje em dia, a idealização e concretização de vários engenhos, saíram da ficção para serem usados no dia-a-dia de quase todas as pessoas, que as vezes usufruem deste ou daquele aparelho, sem darem conta de que foi algo de ficção, quando idealizado. Como em todo seguimento da ciência, na astronomia não foi diferente. O que Giordano Bruno previu antes do ano 1600 está sendo comprovado desde o ano de 1995, com o início das descobertas de planetas extra-solares (planetas que giram em torno de outras estrelas), os quais hoje já somam mais de 200 e aumentam à medida que se desenvolvem técnicas mais sofisticadas. Outro fato mais recente, diz respeito a uma cena do filme “Guerra nas Estrelas” de 1977, onde o personagem Luke Skywalker, contempla o entardecer em seu planeta natal, que gira em torno de duas estrelas (dois sóis). Pois bem, os sistemas binários de estrelas, também já estão comprovados a um bom tempo, mas a certeza de que estes abrigavam planetas em sua órbita, foi obtida há poucos anos, fato que atesta a cena do filme em uma pré-visão da realidade futura.
Poderíamos aqui citar muitos outros exemplos, porém vamos nos limitar aos citados que dizem respeito à astronomia, nosso objeto de pesquisa. Portanto, isto acontece e está acontecendo em todos os ramos da ciência, comprovando que a frase “A ficção prevê o futuro”, está em evidência e vai assim permanecer, porque a evolução de tudo é um fato, uma lei natural. Com dito anteriormente, está comprovado que idéias ou projetos dados como absurdos para uma época, se tornam realidades inegáveis no futuro. Neste contexto, uma pergunta se torna natural e instintiva: quais serão as idéias e projetos que parecem absurdos hoje e que serão realidades amanhã?