quinta-feira, 3 de março de 2011

O ano de 2010 para a Asaum

Durante o ano passado, a ASAUM a exemplo dos anos anteriores, continuou com suas atividades de divulgação da astronomia, com suas reuniões semanais e outras atividades na cidade e também na região.
Foi um ano que marcou mais forte a astronomia mundial com diversos eventos. Um destes episódios foi a passagem de asteroides próximos a Terra, sendo a ocorrência de setembro o caso mais serio, onde 2 astros passaram entre a Terra e a Lua, deixando os astrônomos de queixo caído, tendo em vista que não conseguiram observa-los antes que chegassem muito próximos á Terra.
Também na área de estudos sobre planetas extra-solares (planetas que giram em torno de outras estrelas que não o Sol), foram noticiados dia após dia, as descobertas de mais planetas que já ultrapassam 500 novos corpos celestes nas famílias da vizinhança do nosso Sol. Outra noticia que soou muito bem, foi sobre a construção de telescópios gigantes através de consórcios entre paises, nos quais o Brasil faz parte de pelo menos um. Estes enormes aparelhos, segundo os idealizadores, conseguirão observar planetas extra-solares com detalhes iguais aos observados no nosso sistema solar, podendo até verificar se nestes planetas, existem vestígios ou condições favoráveis a vida.
No geral, foram noticias desta natureza que marcaram a astronomia em 2010 e varias outras que ajudaram a desvendar um pouquinho mais, os mistérios do Universo. Em especial para o Brasil, foi o ano que marcou o inicio da RBA (Rede Brasileira de Astronomia), que deu seqüência as atividades do IYA2009 (Ano Internacional da Astronomia) e continuará a rede de divulgação na internet a qual a ASAUM também é membro. E a exemplo do ano de 2009, as atividades de observações e estudos, são enviadas na rede para troca de experiencia.
A Asaum alem das reuniões semanais, também participou de eventos importantes como a CICFAI em outubro e na Semana da Cultura do Colégio Madre Clélia em dezembro, ambos em Adamantina. Foram experiências em que podemos conversar com alunos e professores que se interessam por astronomia e sentir a curiosidade destas pessoas quanto a este tema, que apesar de pouco divulgado, desperta interesse em uma pequena parte da população.” Estas atividades são muito positivas para a entidade, pois serve como um termômetro para analisarmos, nestes 10 anos de atividades, o pequeno mas crescente interesse de pessoas pela astronomia. Com certeza desta forma, estamos cumprindo nosso objetivo de divulgar a ciência astronômica, nosso grupo e nossa cidade” completaram os membros.
A diretora do Colégio Madre Clélia, elogiou nossa iniciativa e disse que pretende estender o ensino da astronomia alem dos currículos normais. Também nos convidou para dar um suporte para as atividades extras, pois como disse, não existe nenhum grupo similar a Asaum na região. Isso deixa nossa entidade e nossa cidade em destaque e vamos estudar uma forma de auxiliar o colégio nestas atividades.
Finalizando, 2010 foi um ano muito bom para a astronomia e para Asaum. Além de todos estes acontecimentos, ainda temos a grata surpresa de que teremos nossa sede construída anexa ao Centro Cultural de Mariápolis, um anseio antigo dos membros e agora concretizado graças a atitude do prefeito Ismael Calori, vice-prefeito Saponga e Câmara de vereadores de nossa cidade. Com certeza 2011 promete muito. Vamos aguardar.

Nova cara

Olá,

A partir desta data, este blog estara sendo atualizado regularmente, com noticias aqui da ASAUM e mais comentarios sobre algumas noticias veiculadas em sites, tv ou jornais.
Para voce que gosta de astronomia, será uma honra te-lo (a) conosco neste espaço.
Poste suas perguntas, suas ideias e sugestões. Teremos o maior prazer em ajuda-lo (a) neste assunto. Vamos juntos divulgar esta ciencia tão maravilhosa, que acima de tudo, nos ajuda a pensarmos e enxergarmos mais "longe".

A diretoria