Crianças assistem atentas à explicação de astrônomo sobre o sistema solar | |
Dezenas de crianças da rede municipal de ensino e de outras escolas participaram da exposição, que contou com explicações de astrônomos amadores e até peças teatrais que contaram sobre a vida do cientista italiano Galileu Galilei e a evolução dos estudos astronômicos.
O coordenador do projeto e membro da diretoria da Associação de Astronomia Unificada de Mariápolis (ASAUM), o astrônomo amador João Frazão, comemorou a realização da mostra. “Essa primeira mostra não é somente um anseio nosso, mas também da ONU e da UNESCO, tanto que eles conclamaram este ano como o ‘Ano da Astronomia’. Dentro da ASAUM, a nossa preocupação é mostrar para essas crianças que temos um trabalho para conservar e preservar o nosso planeta”.
O professor Paulo Sérgio Fiorato, um dos coordenadores do Grupo de Ciências Luckesi, da Escola Estadual José Firpo, em Lucélia, foi o responsável pela exposição de fósseis de plantas, dinossauros e outros animais pré-históricos e explicou a origem da coleção, que impressionou os visitantes. “Quando estávamos planejando um passeio ciclístico, começamos a encontrar fósseis na região, um pedacinho aqui, um pedacinho ali e fomos montando a nossa coleção, que hoje ocupa uma área de 64 m²”, expõe o professor.
Alunos participam de projeto
Uma das alunas-mirins de astronomia, Nadine Cristaldo Pereira, de 12 anos, contou que os estudos a atraem por serem práticos e diferentes. “Eu entrei no ASAUM só por brincadeira e gostei muito de aprender sobre astronomia. Já faz um ano que estou no grupo e é muito gostoso poder ver a lua, as estrelas... nós aprendemos e nos divertimos”, disse a garota.
Os membros da Associação de Astronomia Unificada de Mariápolis se reúnem toda quarta-feira, a partir das 20 horas, na sede da ASAUM, na rua São Sebastião, 601, em Mariápolis. Mais informações pelo (18) 3586-1149, com João Frazão.
Já a coleção de fósseis do setor de Paleontologia do Grupo de Ciências Luckesi, da Escola Estadual José Firpo, de Lucélia, abre as portas para visitação todo domingo de manhã, das 9 às 11 horas, na avenida Internacional, 1.270, em frente à estação ferroviária.